Como funcionam os anos iniciais no Palmares?
Por meio da leitura, da escrita, do diálogo constante, da imaginação e da criatividade, o Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Palmares amplia, aprofunda e sistematiza os processos de aquisição da aprendizagem iniciados nos primeiros anos. Amplia os conteúdos, aprofunda os processos investigativos e criativos e sistematiza os registros individuais e coletivos a partir das experiências mediadas pelo concreto.
Os objetos de conhecimento são trabalhados em sua amplitude e especificidade, e parâmetros de relevância são estabelecidos para que o estudante compreenda e articule o conhecimento, compartilhado por todos, em diferentes situações e espaços de aprendizagem norteados pelas relações de reconhecimento e pertencimento.
Os anos finais
A etapa de transição da infância para a adolescência é uma fase de maior capacidade de abstração e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento crítico e à visão de mundo cidadã. Nessa transição, o estudante sistematiza boa parte dos conhecimentos, lê e compreende os fenômenos do mundo e passa a argumentar com maior precisão.
Espaços de discussão e experimentação, esportes, estudos do meio e saídas pedagógicas ampliam e solidificam os conhecimentos que vão, gradativamente, tornando-se mais complexos, integrados e sofisticados potencializando a autonomia do estudante que passa a compartilhar valores e projetar desejos e aspirações.
Uma formação completa
Nós nos dedicamos a oferecer uma formação integral, que inclui não apenas desenvolvimento intelectual, mas também emocional, social e físico de nossos estudantes. Nossa abordagem pedagógica é baseada em valores como a ética, a cidadania, a inclusão e a diversidade, e em metodologias inovadoras que estimulam a criatividade, a curiosidade e a formação crítica de cidadãos.
Nosso Ensino




Extracurriculares
Com uma ampla gama de atividades oferecidas, desde esportes e artes até tecnologia e ciências, os alunos têm a chance de explorar seus talentos e interesses, enquanto desenvolvem habilidades importantes para a vida.




Núcleo de Apoio Pedagógico
O Núcleo de Apoio Pedagógico do Colégio Palmares oferece um acompanhamento personalizado e individualizado para os estudantes. Com professores especializados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, há um Plano de Acompanhamento Personalizado que busca mapear os centros de interesse do aluno conforme seu desempenho acadêmico.
O Palmares Integral
O Palmares Integral é um programa educacional abrangente e enriquecedor, projetado para oferecer aos alunos uma experiência completa de aprendizado. Com um currículo diversificado, nosso programa aborda aspectos do desenvolvimento infantil, com ênfase na promoção do conhecimento acadêmico, das habilidades sociais e emocionais, bem como no desenvolvimento físico e criativo. Com a flexibilidade para os responsáveis escolherem pela frequência dos estudantes de 1 a 5 vezes na semana (das 7h00 às 12h45), além de haver a opção do Day Use, fornecemos um ambiente seguro e estimulante com profissionais qualificados e atividades cuidadosamente planejadas para cada criança.
Hora de Artes
Pensando em desenvolver a sensibilidade e a criatividade de cada estudante, a Hora de Arte acontece todos os dias no Integral e contribui na formação de pessoas mais empáticas, criativas e atentas ao seu entorno. Com teatro, artes visuais e atividades maker, o aluno do Integral cria diariamente novas possibilidades de desenvolver, projetar, testar e compartilhar suas ideias.




Hora de Esporte
Cooperação, movimento e diversão. A hora do esporte é de: alegria, desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo. Trata-se de um momento em que a coletividade mais aparece. Com brincadeiras, jogos e treinos específicos de cada modalidade, nossos estudantes aprendem e se desenvolvem enquanto brincam.
Inglês Vivencial
No Integral, o Inglês é desenvolvido de maneira fluida em relação ao cotidiano dos alunos. Eles estão em um momento de intensas descobertas, logo, o gosto pela língua pode e deve incorporar-se ao dia a dia, às atividades propostas e às curiosidades deles, tornando-se, aos poucos, mais um recurso de comunicação.


Sobre o brincar no Integral
Levando em conta o campo de interesse dos nossos alunos e as idades variadas, transmitimos o conhecimento nas nossas aulas sempre por meio da brincadeira. Durante nossas manhãs, o brincar está presente nas seguintes formas:
mediado:
existe um adulto propositor;
lúdico:
todos criam, a partir de um tema em comum, possibilidades de brincadeiras (gincana, jogos e circuitos);
espontâneo:
momento coletivo em que as crianças brincam.


Inscreva-se no Processo de Ingresso 2026
O caminho para o seu futuro começa agora. Inscrições do Processo de Ingresso aberto para novos alunos para 2026.