O que é o Integrale?

O Integrale é um curso de período integral que atende aos alunos desde o Maternal (M1, M2 e M3) até o 5° ano do Ensino Fundamental - anos iniciais.

A proposta do Integrale visa aos seguintes pilares da educação:

• Aprender a conhecer;
  • Aprender a conviver com os outros;
  • Aprender a aprender;
  • Aprender a ser.

No Integrale, os estudantes podem ampliar sua permanência na escola e cuidar de seu desenvolvimento não só cognitivo, mas também socioemocional, por meio da participação em múltiplas situações de aprendizagem, tais como:

• Atividades e jogos lúdicos;
  • Desenvolvimento motor;
  • Linguagens artísticas (Música, Teatro, Artes Visuais e Consciência Corporal);
  • Culinária;
  • Hora da imaginação;
  • Orientação de estudos;
  • Vivência em Inglês;
  • Saídas pedagógicas;
  • Atividades esportivas;
  • Programa de Inglês intensivo a partir do M3.

Momento da lição de casa. Orientação de estudos

No Integrale, as crianças têm no período da manhã um horário específico para fazer a lição de casa do dia anterior, tudo isso com o auxílio de uma professora para estimular uma dinâmica de estudo. Contudo, mais do que isso, o trabalho vai no sentido de orientá-las a aprender, um dos pontos fundamentais para incentivar a autonomia do aluno.

Esse trabalho consiste no auxílio na busca pela organização individual para se aprender a estudar, respeitando as características e as habilidades da criança, a fim de potencializá-las na criação de uma autonomia de estudos funcional que é descoberta pela própria criança.

Temas trabalhados e estratégias

Tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular, trabalhamos temas atuais de forma interdisciplinar, abrangendo os seguintes campos de experiência:

• O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Oralidade e escrita;
  • Espaço, tempo e quantidades;
  • Relações e transformações.

As estratégias didáticas são trabalhadas por meio de temas cuidadosamente pensados para potencializar o desenvolvimento motor, emocional, afetivo, social e cognitivo de cada criança.

Refeições

Estão inclusos o café da manhã e o almoço, fornecidos pela cantina do Colégio.

Cuidados com a alimentação

O cardápio é feito por uma nutricionista e pensado de maneira a validar hábitos saudáveis desenvolvidos na própria escola, oferecendo as opções que propiciem boas escolhas.

Os professores incentivam a alimentação saudável, a autonomia para escolher de forma consciente o que se come nas refeições do dia a dia, sempre buscando fazer o aluno conhecer os alimentos disponíveis para criar formas produtivas e saudáveis (em diversos âmbitos) de se relacionar com a alimentação.

A preocupação com a mastigação para os pequenos e a pausa das atividades para dedicar-se ao momento da refeição também ocorrem.

Outra questão fundamental na relação individual e coletiva com os alimentos está no incentivo à importância de se pensar na quantidade de comida, tanto para uma alimentação consciente no que concerne às necessidades individuais, como também para evitar o desperdício, considerando uma vida saudável para si e sustentável para o planeta.

Dias e horários

De 2ª a 6ª feira, das 6h45 às 12h30.

Horário Limite para entrada

Até às 9h.

Frequência

3, 4 ou 5 vezes por semana.

Critérios para preenchimento de vagas:

• Os estudantes que tiverem interesse em aderir ao curso de 5 vezes na semana têm prioridade no preenchimento das vagas;
  • Caso a procura seja maior que o número de vagas disponíveis, a ordem de atendimento será feita por lista de espera.

Confira o vídeo institucional do Integrale!

Grade horária | M1 e M2

Grade horária | M3 e Pré I