Proposta Pedagógica | Ensino Fundamental I

Ao ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças iniciam o processo de alfabetização, buscando autonomia e autoconhecimento. É neste período que introduzimos o aluno à leitura, à escrita e à interpretação de textos de forma autônoma, por meio de atividades lúdicas dentro da sala de aula, além de lições de casa e livros de literatura que enriquecem o processo de alfabetização.

Do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos são incentivados a realizar atividades que estimulem e desenvolvam a autonomia, a curiosidade, a capacidade de planejamento, as habilidades de pesquisa e o senso crítico ao longo dos semestres. Nesta fase do desenvolvimento, as crianças recebem aulas ministradas por um professor interdisciplinar, capacitado para integrar e relacionar ideias e assuntos de diferentes áreas do conhecimento.

Dessa forma, é possível estabelecer uma relação diária com o aluno e acompanhar seu desenvolvimento de maneira mais próxima e eficiente, permitindo melhores condições para aplicação de novas metodologias e garantindo flexibilidade na organização diária, de acordo com a necessidade de cada turma.

O curso também conta com um professor específico de Matemática, responsável por trazer uma base mais sólida e conceitual da disciplina aos alunos. Regularmente, os professores realizam projetos interdisciplinares que integram alunos de diferentes séries e idades, a fim de trabalhar a cooperação, o trabalho em equipe, o cuidado e responsabilidade com o outro, resultando na troca de conhecimentos.

Disciplinas

As aulas abordam as quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza (Física Química e Biologia), Ciências Humanas (Filosofia, História e Geografia), Matemática e Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Música, Teatro, Educação Artística, Inglês e Educação Física). Os alunos aprendem dentro e fora da sala de aula, explorando os diferentes espaços do Colégio, tais como Laboratórios, Ateliê de arte, sala multidisciplinar, entre outros. Os materiais didáticos utilizados são explorados de forma aprofundada e os trabalhos desenvolvidos têm como foco as relações interpessoais, a valorização dos trabalhos em grupo, o respeito às opiniões do outro, as noções de organização, de responsabilidade, de autonomia e as habilidades socioemocionais.

Acompanhamento e Orientação Pedagógica

O Colégio Palmares conta com uma equipe capacitada de orientadores educacionais que desempenham o papel de orientar e acompanhar os alunos de perto, não só em suas dificuldades de aprendizagem ou dúvidas pontuais, mas também em questões socioemocionais por meio de atendimentos individuais e humanizados.  Semanalmente, são realizadas reuniões pedagógicas da equipe de Orientação Educacional e das diferentes áreas, incluindo todos os professores para discussão dos trabalhos desenvolvidos e do dia a dia escolar.

Saídas Pedagógicas

As saídas pedagógicas acontecem com o objetivo de ampliar as visões de mundo dos alunos e propiciar experiências práticas que vão além do ambiente escolar. Elas são sempre realizadas de acordo com atividades ou assuntos que estão sendo trabalhados pelos professores em sala de aula.

Período Integral

O Integrale é um curso de período integral que atende crianças desde o Gente Nossa (Maternais I, II e III) até o Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano), no qual os alunos podem ampliar sua permanência na escola e potencializar seu desenvolvimento e aprendizado. Com um projeto pedagógico específico, o Integrale apresenta uma programação diversificada que desperta o interesse das crianças por trabalhar temas e atividades diferentes dos cursos regulares, tais como Atividades e jogos lúdicos, Culinária, Hora da Imaginação, Orientação de estudos, Vivência em Inglês e muito mais.

Clique AQUI para mais informações.

Horário de aula

As aulas do Ensino Fundamental I acontecem no período da tarde, das 13h às 17h30.